sexta-feira, 25 de março de 2011

Moscow Music Peace Festival

Bom, hoje vamos começar um novo marco em nossas postagens. Ontem fiz uma pequena enquete na comunidade Cinderella, do Orkut, para alguns posts interativos, e um dos ganhadores foi  um post sobre o Moscow Music Peace Festival. Como o Cinderella teve uma participação muito marcante nesse festival, vou abordar um pouco esse assunto.

O Moscow Music Peace foi um festival que introduziu na antiga União Soviética (que em 1991 deu origem à antiga Comunidade dos Estados Independentes - que depois se desfez totalmente para dar origem às repúblicas que hoje conhecemos) a cultura musical do ocidente. Bandas muito populares da época, como Scorpions e Bon Jovi tocaram nesse festival. Foi um marco na história do rock mundial e mais ainda, na história cultural da Europa Oriental, antes isolada devido à guerra fria. O objetivo do festival foi alertar os jovens do mundo todo sobre o perigo do uso de entorpecentes. Foi realizado em dois dias

O show foi transmitido pela MTV, na época, em pay-per-view, e foi realizado com uma produção incrível para a época. No entanto, esta produção foi toda ocidental (basicamente britânica). A transmissão foi toda feita pelo Reino Unido, que enviava os dados para os EUA, onde foi feita a pós-produção para a transmissão das imagens pela televisão.

Esse festival foi organizado pela Make a Difference Foundation (que também lançou um álbum com várias músicas desses artistas que participaram do show - a contribuição do Cinderella foi a cover de "Move Over", de Janis Joplin), pelos produtores Doc McGhee (empresário da grande maioria das bandas que participaram do festival) e Stas Namin. McGhee, por sua vez, decidiu participar da organização do festival pois teve seu nome envolvido em um escândalo com drogas. O show foi realizado no Estádio Luzhiniki, e acredita-se que o público chegou a 120 mil pessoas. Foi a primeira vez que foi permitido um show nesse estádio com o público em pé e dançando. Antes disso, todos os shows e concertos realizados no estádio tinham que ter público sentado.

Uma história curiosa a despeito da organização desse show. Os integrantes do Mötley Crüe tiveram um desentendimento com McGhee, pois este só permitiu que a pirotecnia fosse usada no final do show, pelo Bon Jovi. No fim do show, ambas as bandas demitiram McGhee. Vince Neil também declarou que este show foi o PRIMEIRO em que os 4 integrantes encontravam-se totalmente sóbrios no palco! (incrível, palmas para eles!!!!!)

Cada banda executou 5 músicas (muitas duraram mais que o normal). As bandas convidadas foram (em ordem de apresentação):
- Cinderella
- Gorky Park
- Scorpions
- Skid Row
- Mötley Crüe
- Ozzy Osbourne
- Bon Jovi
Foram realizadas várias Jams Sessions entre os membros dessas bandas. A mais emocionante foi, no final do show, a presença de Jason Boham na bateria, com Vince Neil e Sebastian Bach nos vocais, além de outros músicos das bandas citadas (dentre eles Tom Keifer), cantando Rock'n'Roll, do Led Zeppelin.

Fofocas sobre problemas dos bastidores do festival:
- Segundo o livro Bang Your Head: the rise and fall of Heavy Metal, houve muitos conflitos de ego envolvendo os artistas que participaram deste festival. Ainda segundo o livro, muitos artistas das outras bandas estavam invejosos pelo Bon Jovi encerrar o festival, que alegavam ser muito mais pop que rock. Além disso, a briga era sobre a ordem de apresentação das bandas. O episódio que mais chamou a atenção foi que pelo fato da banda de Ozzy ser maior e exigir mais cuidados e arrumações no palco, o Mötley Crüe concedeu ao Ozzy a oportunidade de entrar depois deles. Porém, isso foi mal editado nos EUA, dando a impressão, em vídeo, que a banda de Ozzy Osbourne tocara antes do Mötley Crüe, parecendo ser um movimento egoísta de Ozzy.
- A briga entre Mötley Crüe e Bon Jovi, incluindo o agente de ambos, McGhee, foi tão grande, que Tommy Lee voou sozinho de volta aos EUA.
- O festival também foi entitulado por muitos como falso moralista, pois a maioria dos músicos que se apresentaram nele faziam uso contínuo de álcool, drogas e fumo!
- Foi este festival que inspirou a música Winds of Change, do Scorpions.

Como o assunto do blog é Cinderella, segue a set list da banda:
- Bad Seamstress Blues/Fallin' Appart at the Seams
- Somebody Save Me (somente no segundo dia de festival)
- Coming Home
- Gypsy Road
- Nobody's Fool
- Shake Me

Agora alguns vídeos:



















Gente, é o seguinte: tudo bem que o blog é sobre Cinderella... mas não resisti... resolvi colocar um vídeo do Mötley Crüe para checarmos essa história de eles estarem sóbrios no palco! Eu gosto bastante do Mötley, então...

2 comentários:

  1. Olá !!! Muito legal o Blog, sou fã ensandesido de cinderella !!!
    Esse Moscow.. tenho em vhs, uma de minhas maiores raridades!!! tirando o vinil,LONG COLD WINTER.

    aBRAÇOS !!!

    ResponderExcluir
  2. É Jona, eu também, sou fã enlouquecida hahahahaha
    Infelizmente meus vinis do Cinderela se perderam em uma mudança...
    Divulgue o blog! Agradeço a leitura, e se quiser mandar sugestões de matéria, fique à vontade!

    Abração!

    ResponderExcluir