quinta-feira, 31 de março de 2011

Resenha/Review - Cinderella in Concert

Hoje vamos para o segundo pedido da galera... resenha completa do DVD in Concert, do Cinderella, que eu tenho o prazer de assistir pelo menos 1 vez a cada 15 dias (sim, exatamente, com essa frequência, já decorei o vídeo inteiro).

Bom, o DVD foi gravado em Detroit, em 1991, durante a turnê Heartbreak Station.
Como eu não curto coisas superficiais, vou aprofundar o máximo que eu posso.

1. Capa/Contra-capa/Lombada
A capa é, ao contrário da época do Night Songs, muito discreta. Nela, foi feita uma arte, que consiste nos 4 membros da banda em uma montagem, retirada de algumas fotos promocionais feitas. No entanto, a origem dessas fotos é completamente diferente. Não foram tiradas em um mesmo momento.
Na contra-capa fotos promocionais e do show, além da sinopse.
2. Encarte
O encarte é simples, há algumas fotos mais uma vez tiradas no show, outras de divulgação e de outros shows. Não encontrei disponível na internet, e não vou digitalizar em respeito aos direitos autorais.

3. Conteúdo
O show é um dos melhores da banda. Segue um resumo comentado:
- Intro: tudo escuro, apenas isqueiros acesos, ao fundo o hino americano, assobios da plateia.
- The More Things Change: com pirotecnia inicialmente, segue-se a introdução da música, para posteriormente termos a primeira imagem de Tom Keifer no show. E não poderia ser uma imagem melhor: Tom balançando sua cabeça, com sua guitarra transparente, seu slide devidamente posicionado no dedo, já dividindo o microfone com Eric Brittingham. Devido ao posicionamento dos 4 no palco, é possível ter uma visão completa da técnica de Fred Coury, pois a bateria está (com sempre), centralmente posicionada no fundo do palco, logo atrás de Tom Keifer. Durante solo, um dos momentos ao vivo mais legais da época:
Tom Keifer e Jeff LaBar, apoiado um nas costas dos outros, solando, num momento no qual Tom toca, Jeff responde. É sensacional a alegria de tocar demonstrada por Jeff durante este momento! Certeza de um trabalho bem executado! Ao final, podemos ver também as backing vocals Roberta Freeman e Diane Jones (que também cantavam com o Guns'n'Roses).
- Push Push: fantástica performance. Primeiro momento em que vemos o tecladista Gary Corbet. Também um momento muito legal, que se repetiria mais adiante por várias vezes, de Jeff tocando próximo a Fred. Tom deixa sua guitarra e passa a cantar "nu" (calma! Lembrem-se que Tom disse que se sentia nu quando era só ele e o microfone... rs), inclusive durante o refrão apontando o microfone para o público, para obter resposta durante as palavras "Push Push". Também nota-se a técnica perfeita do Fred, marcando o tempo do refrão com as giradas da baqueta na mão direita. No segundo refrão, o melhor momento. Jeff e Eric comparecem ao centro do palco para fazer os backings com Tom, e esse compartilhamento do microfone gera a melhor imagem da banda: todos no mesmo quadro - Jeff à esquerda, Tom ao centro, Eric à direita e Fred, à direita ao fundo. No solo,  volta a guitarra de Tom, para que ele possa fazer a base para Jeff solar. E, para quem toca guitarra, como eu, é muito gostoso acompanhar a naturalidade de Tom Keifer fazendo a base da música.
- Um pouco de conversa com o público. Tom comenta que é uma noite de sexta-feira, e pergunta se as pessoas estão prontas para dar uns "chutes na bunda" (expressão comum nos EUA para perguntar se as pessoas estão prontas para um show).
- Sick for the Cure: um show particular de Tom Keifer, que é praticamente a música inteira filmado. Bom para avaliarmos o uso do slide durante a música, inclusive durante o solo, no qual conseguimos observar também, atentamente, Eric.
- Make Your Own Way: troca de guitarra do Tom Keifer (da transparente para a Gibson). Eric se junta a Tom no microfone central para cantar alguns versos e Jeff passa correndo de costas ao fundo (rs). Aliás, deduzi que Jeff gosta muito dessa música, pois sua empolgação é visível. Aliás, a banda inteira, percebe-se pelo sorriso do Fred Coury, por exemplo. Impossível não notar o cabelo impecável do Eric (rs rs rs rs)... é, eu sei.... isso é secundário... mas o cabelo dele era lindo. Mais uma vez o show de Tom está garantido pois o solo é seu. Logo após o solo, mais uma vez Fred mostra sua habilidade com malabares, marcando o tempo com uma jogada da baqueta da mão direita, mais uma vez. A música termina com um solo de teclado de Gary Corbet. Tudo escurece.
- Night Songs: play back dos sons da noite (frequentemente minha cachorra fica assustada com eles..., afinal há uivos de lobos), e um jogo de luzes muito bonito. Jeff trocou o figurino, Tom também, trocou a camisa. Tom agora está com sua guitarra double neck, e inicia a música atrás da bateria, num momento extasiante, no qual, juntamente com Eric, levanta o braço durante a execução do riff por Jeff. Jeff, por sua vez, inicia sua distribuição de palhetas para o público (rs). O solo é lindamente executado por Tom, na guitarra de 6 cordas.
- Back Home again: imendada direto em Night Songs. Troca de guitarra novamente, Tom volta com a Gibson. Jeff também mostra empolgação, fazendo coro da letra da música sem microfone. E, no solo, que é predominantemente de Jeff, dessa vez, um momento antológico. Jeff e Tom executam uma das melhores cenas do Cinderella: um palheta a guitarra do outro (cena igual pode ser vista no clipe de Somebody Save Me).
- Somebody Save Me: Mais uma troca de guitarra, agora Tom pega a Telecaster, e chama a galera para buscar o médico para ele! A cena dele cantando, sem música, "Somebody get the doctor, I think I'm gonna crash..." é muito empolgante. Também, finalmente, filmaram o Eric durante um tempo! O solo é de Tom, novamente. Durante o refrão final, uma cena engraçada. Filmam a plateia e nela vemos uma senhorinha bem idosa, feliz, batendo palmas durante a música. A música termina com Tom levantando sua mão durante o riff final!
- Heartbreak Station: Depois do escurecimento total do palco (e um momento de edição, com certeza), o violão de 12 cordas é colocado em seu suporte junto ao microfone de Tom, para a base inicial da música. Fred Coury faz o backing da música. Jeff também está com violão, outro figurino, com um chapéu com um crocodilo na aba, e um cigarro na boca. Depois de um tempo, Jeff deixa o violão e pega uma guitarra, para complementar a base. No solo, sempre, o momento mais emocionante da música: Tom deixa seu violão e vai tocar sua guitarra havaiana deitada, com o slide, no centro do palco.
- Coming Home: novamente com a double neck, Tom conversa com a plateia, dizendo que vai voltar à época do Long Cold Winter. Jeff está com seu violão no suporte, e a guitarra pendurada em suas costas. Essa música é o melhor momento de Jeff LaBar no palco. Durante o solo, nota-se que o cara tem estilo! Pois, assim que termina o solo, joga a palheta, abaixa a guitarra, segura o chapéu (que foi trocado), e deixa a área mais alta do palco, voltando para seu microfone para pegar outra palheta! Também consegue-se perceber perfeitamente sua voz durante o backing vocal. O Tom que me desculpe, mas é o momento do Jeff! Inclusive no solo final, outro momento dos mais lindos do Cinderella ao vivo, em que Tom e Jeff tocam juntos, no centro do palco, lado a lado, e de costas um para o outro!
- Solo de guitarra do Tom Keifer: é arrepiante ver o Tom tocando a introdução modificada de Long Cold Winter. Sem palavras, só vendo. Ele toca na Gibson. Luzes azuis o iluminam.
- Fallin'Apart At the Seams: Jeff e Eric voltam com outro figurino. Jeff visivelmente empolgado. E Jeff  faz sua mão "cair" durante o refrão. É outro momento fantástico dele. Fred não descansou, não trocou a roupa, e não mostra um pingo de cansaço. O solo inicial é de Tom, na parte lateral mais alta, novamente com seu inseparável slide, porém é continuado por Jeff (por estar sem o slide), mas a câmera não o mostra tocando! A música termina com um salto de Tom Keifer.
- Love's Got Me Doin' Time: Troca de guitarra de tom novamente (de Gibson para Gibson, para não perder a afinação). Jeff apavorando no Wah-Wah, e Tom no solo inicial da intro. Tom continua com a segunda camisa, ainda, e a mesma calça do início do show (!!!!!). Detalhe importante: a música foi composta por Tom e Eric... e Eric é filmado UMA ÚNICA VEZ durante a música inteira! Comento mais sobre isso no final. O solo novamente é de Tom, pois Jeff faz a base inteira no Wah-Wah. Também é a primeira aparição de Jay Davidson no sax. Tom toca perto da bateria, à frente de Fred Coury. Jeff e Tom sobem à lateral do palco e tocam juntos.
- Drum Solo: Fred Coury é anunciado por Tom Keifer, sendo convocado a iniciar seu brilhante solo. Não entendo muito de bateria, não posso comentar muito ou criticar.
- Sax Solo: Tom Keifer volta ao palco (bem doido), junto com os outros integrantes, tocando maravilhosamente ao lado de Jay Davidson, os riffs do final de Love Gone Bad. Jay Davidson toca seu sax maravilhosamente. Mas... Tom ainda está com o mesmo figurino...
- Don't Know What You Got ('Till it's Gone). Agora, com um sobretudo, Tom está em seu piano. Jeff, em um violão em suporte. E Tom mostra seu talento como pianista. Quando ele levanta, o banco do piano some! Ele pega sua double neck e vai ao seu microfone. Jeff agora está também com uma double neck Eric também mudou seu figurino para uma camiseta regata vermelha, e é filmado, finalmente. O solo é de Tom, como sempre, maravilhosamente executado. No entanto a música acaba no solo...
- Nobody's Fool: Tom fica "nu" outra vez, e agora com um sorriso de criança comenta algo com Jeff, ajeita sua aliança no anelar esquerdo, e destrói o microfone, com a melhor apresentação de Nobody's Fool da década de 90, acenando os braços de um lado para o outro. E ele compra o amor do público com alguns centavos e com um beijo à distância. Para quem é fã de Cinderella, como eu, é o momento mais emocionante do show. Ah... o solo é metade de Tom Keifer, metade de Jeff... e o final do solo é dos dois juntos. Sem palavras.
- Gypsy Road: para mim é um momento fail, pois Tom dubla na chamada da música. Bom... ele trocou de guitarra novamente (Telecaster), e agora também de camisa. Tirou o sobretudo brilhante e está com uma camisa levinha, de estampa de oncinha. Por incrível que possa parecer, é apresentação mais normal do show. Todos trocaram o figurino, aliás. Fred está sem camisa, Jeff está vestido como um pirata (rs), e o Eric... bem... o Eric eu fiquei na dúvida... pois mais uma vez parece que a banda não tem baixista. E nossa amiga, a idosa da plateia, é filmada mais uma vez (daqui a pouco posso dizer que ela apareceu mais que o Eric). O solo é novamente de Tom, e quando Tom sola, Jeff e Eric vão para atrás da bateria e tocam apoiados costas-a-costas. Tom conversa um pouco mais com o público e pede a resposta do refrão da música.
- Shake Me: insanamente Tom larga a guitarra em algum momento e desce até a área à frente do palco para interagir com o público. O mais engraçado é a cara de indignado do Jeff, de como quem diz "olha o que esse maluco tá fazendo!". Tom conversa um pouco com o público, perguntando se eles querem ver o local tremendo. E, ao primeiro riff do Jeff, Tom corre de volta para o palco. E massacra... claro. Eric, mais uma vez, não sabemos onde está... Ah, ele aparece de fundo, uma hora, antes do segundo refrão. Outra falha: a guitarra de solo, é entregue ao Tom por via aérea (o roadie joga a guitarra para ele), e na hora que ele vai receber, cortam para o Jeff, que está solando... E quando o Tom inicia sua parte no solo, o Jeff continua sendo filmado... tudo bem que há um sensacional giro de guitarra do Jeff, mas ficamos sem o solo do Tom. Só depois do solo que descobrimos que a guitarra que o Tom está tocando é novamente uma Telecaster.  No fim da música, Tom quase deita ao chão... e Fred bate a baqueta em um prato e a atira ao alto. Tom agradece e eles fingem sair do palco... Fred joga as duas baquetas, depois ameaça jogar Jeff... E saem do palco...
- Shelter Me: e agora a música final. Tom volta, conversa com a galera, e se dirige a seu dobro (que está com o volume baixo!!!!!) em um suporte, enquanto Jeff destrói um violão. Tom mudou de camisa e, quando o primeiro refrão termina, ele larga seu dobro e vai para o seu microfone. Jeff também trocou de roupa. E Jay Davidson também... Eric? Só quem estava no show sabe... detalhes impossíveis de descrever. Fred agora está vestido (hahahaha). Ah, acho que o Eric ainda está com a regata vermelha... FINALMENTE FILMARAM O GAROTO! E o solo é novamente de Tom, pois Jeff continua com o violão. Tom canta essa música com sua alma ("de vez em quando" ele faz isso). E no fim da música, Tom dá o ar da graça na área das backing vocals, descendo em seguida ao centro do palco e terminando lindamente a bela performance da banda, agradece, deseja boa noite, diz que ama Detroit e diz um até logo!
-Gallery: no fim do DVD, como extras, há um slide show com muitas fotos, e trilha sonora do próprio show. São as melhores fotos, desde o início da carreira. seguem, abaixo, a descrição de algumas delas:
  •     Eric fazendo xixi
  •     Eric e seu baixo com desenho de teia de aranha, em vários ângulos
  •     Scrapbooking do Eric (inclusive uma foto do Eric neném)
  •     Muitas, muitas fotos do Eric!!!!!!!! (ah, eu dei um destaque pra ele, afinal de contas o coitado parecia um coadjuvante... o Jay Davidson, o Gary Corbet, as meninas dos backing vocals e até a senhora da plateia fora mais filmados que ele! Coitado do rapaz, e olha que ele é muito alto! Ele é grande, não é possível que não dá para notá-lo!)
  •    Vou falar o nome dele de novo: ERIC BRITTINGHAM!!!!!!!
  •    Fred Coury de óculos aviador, com seu scrapbooking e uma foto de neném MUITO FOFA!
  •   Capas de álbums (single Gypsy Road, The Live E.P., single Shake Me, single Shelter Me, single Somebody Save Me, inclusive o que foi lançado no Japão, single The Last Mile), promocionais (Japan Tour 1987, UK Tour 1988), recortes de jornais e revistas, capas de revistas.
  •    Scrapbooking do Jeff, com foto dele neném também!
  •    Fotos geniais da banda, de pós-shows, principalmente, mostrando que os laquês aguentavam bem, na época em que eram usados.
  •   Tom Keifer e Jeff sempre juntos, dois guitarristas explêndidos!
  •   Tem uma foto do Tom em que ele está disfarçado de Joey Ramone (kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk)
  •   Scrapbooking do Tom, com uma foto mal definida dele quando bebê.
  •   E a foto do êxtase ao vivo: 

Críticas à banda: minhas duas únicas críticas ao Cinderella, nesse show, são que eu senti muita falta de The Last Mile, no show, e que eles poderiam ter tocado Don't Know What You Got ('Till It's Gone) até o fim.
Críticas à filmagem: precisam explicar aos produtores o que é um baixista. O Eric foi muito mal destacado, e ele é um dos fundadores da banda! Mas infelizmente ele foi mal explorado na filmagem. Há também alguns foras dados pelos câmeras, como o momento em que filmam o chão, não sei por que. Enfim... isso poderia ter sido melhor. Talvez uma edição não deixasse o negócio tão cru.

No geral, é delirante. Aconselho a compra deste DVD (bom, eu aconselho a compra de tudo o que for relativo a Cinderella... não baixem, comprem. Vale a pena, é um excelente trabalho, eles são extremamente profissionais, além de que a pirataria com um trabalho desse é muito mais que um crime contra o profissionalismo... é um crime pessoal contra a banda!). Eu ganhei de meu marido, de aniversário... o único que se arrepende da compra  é meu marido, ele não aguenta mais eu assistindo! Enfim... comprem! É sensacional!
Desculpem se eu fui parcial quanto à resenha, mas eu não consigo ser imparcial quanto a Cinderella. Tudo o que eles fazem é tão bem feito, que não tem como eu dar ares de cobertura jornalística ou crítica de arte. Sou fã, e isto para mim é hobby!

Um comentário: