quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Tom Keifer

Tom Keifer, anos 80


Carl Thomas Keifer nasceu em Springfield, na Pensilvânia, em 26 de janeiro de 1961. Cresceu em uma família tradicionalmente musical, aprendendo violão desde muito novo. Na sua adolescência, descobriu bandas como Led Zeppelin, Rolling Stones e Bad Company. No entanto, o que mais chamou sua atenção não foram as bandas propriamente ditas, mas sim suas influências. Pesquisou um pouco e descobriu, assim, o blues, pelo qual se apaixonou e foi fortemente influenciado.
Ainda no que chamaríamos no Brasil, hoje, de ensino fundamental, Tom formou sua primeira banda, aprendendo assim a tocar guitarra. Já mais velho, começou a ter problemas com drogas e álcool, chegando a considerar a possibilidade de deixar os estudos para seguir sua carreira musical. Porém foi "chantageado" por sua mãe, Adrienne - a quem dedicou uma música, "Hard to Find  the Words", mais tarde - que prometeu-lhe uma guitarra Gibson Les Paul se ele se formasse no ensino médio. A promessa se tornou realidade, ele se formou e ganhou a guitarra.  Agora livre da escola, Tom passou a viver para a música, tocando em bandas como Saints in Hell, Telepath e Diamonds. Chegou a viver como indigente, comendo nas latas de lixo dos restaurantes e vivendo em seu carro. Conseguia dinheiro passeando cavalos de corrida, e ainda assim conseguia escrever suas músicas.
Na noite de 31 de outubro de 1980, Halloween, no banheiro de um bar, conheceu Eric Brittingham, e este entrou para Saints in Hell. Decidiram então formar uma banda, o Cinderella. A busca por outros membro foi árdua, e na falta de um vocalista, Tom acabou assumindo os vocais. No entanto, ele revela que não se sentia confortável quando não estava com sua guitarra: "I don't feel comfortable when I'm up there singing and not playing guitar. I feel naked when it's just me and the microphone." Sua namorada na época, Emily Pember, desenhou o logotipo da banda.
Em 1985, durante uma apresentação no Empire Rock Club, Jon Bon Jovi ficou impressionado com o Cinderella, e principalmente com Keifer. Bon Jovi falou sobre Tom: "I saw Tommy Keifer onstage delivering some pretty nifty, growling vocals. Then he whipped out this Les Paul and proceeded to lay into some astounding sounds. This guy struck me as a star right then and there." O mesmo Jon Bon Jovi apresentou a banda à gravadora, e assim foi gravado o primeiro álbum, "Night Songs". Em 1987, Tom Keifer e Emily Pember se casaram.
O grande destaque de Tom é que ele é multi-instrumentista. Toca guitarra, violão, dobro, saxofone, piano, gaita, e inclusive sendo o principal solista de guitarra da banda, além de fazer da sua voz a marca registrada do Cinderella.
No entanto, essa voz se calou durante a turnê Heartbreak Station. Um dia Tom acordou e simplesmente não conseguia cantar. Inúmeros médicos o examinaram, mas demorou algum tempo até descobrirem o que aconteceu: cistos e nódulos em suas cordas vocais provocaram uma hemorragia. Além disso tudo, como se não bastasse o momento terrível, Adrienne, sua mãe, faleceu em virtude de um câncer. Algumas cirurgias depois, Tom volta a cantar, e a banda grava seu último álbum inédito, "Still Climbing", que não foi um sucesso devido à pouco atenção da mídia. A banda se separou em 1995.
Ainda passando por cirurgias, combatendo uma depressão (que culminou com o divórcio), Tom aprendeu a cantar apenas com o lado direito de sua laringe. Mudou para Nashville, Tennessee, onde começou a trabalhar em um projeto solo, que nunca foi lançado. Em 1997, Cinderella se reuniu novamente e começou uma turnê em 1998, assinou com a Sony, porém nunca lançou nada por este selo, sendo o contrato rescindido. Nesse meio tempo, Tom se casou com a compositora musical Savannah Snow, com quem vive até hoje e com quem teve um filho, Jaidan, que nasceu em fevereiro de 2004. Em 2008, enquanto planejavam uma nova turnê, Tom sofreu outra hemorragia nas cordas vocais, tendo que temporariamente encerrar os trabalhos como cantor. Em uma entrevista, disse: "I thought that I was there in the summer of 2008 for the tour for the States here, and we ended up having to cancel that tour because I re-injured my voice. Since then I've been working on trying to get it strong again, which I am glad to say it's very strong now and we're looking to be back out on the road in 2010.
De fato, o Cinderella voltou a excursionar em 2010. Seu disco solo ainda não tem data para lançamento, porém os fãs aguardam ansiosamente.
Tom Keifer, hoje






* Escolhi estes vídeos pois retratam um momento engraçado. Não há muita coisa sobre exclusivamente o Tom Keifer na internet, e o que eu gostaria de postar mais adiante não seria legal queimar neste post. Então decidi colocar estes dois, apesar de darem muito destaque aos caras do Bon Jovi. Nem preciso dizer o que acho do Tom... eu já achava ele uma graça como vocalista e instrumentista, mas ele se sai muito bem como entregador de pizza... se ele não tivesse tido o talento associado à sorte de topar com esse cara chamado Jon Bon Jovi, já teria uma profissão! Notem como ele é tímido inclusive durante esta brincadeira: enquanto os caras do Bon Jovi apavoram, ele fica bem tranquilo, só olhando a situação e falando algumas besteirinhas. Será mesmo timidez? Ou ele leva a sério o ditado: "em boca fechada não entra mosca"?

7 comentários:

  1. Oi Dani adorei o seu blog, realmente sofri bastante para encontrar noticias do Tom Keifer e mesmo do Cinderella, gostaria muito de poder convesar com você!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Juliana, tudo bem? Poxa, fazia tanto tempo que eu não recebia um comentário que achei que estava sozinha nessa... Desculpe, mas o blog anda meio abandonado, estou numa fase meio complicada da minha vida profissional, terminando pós-graduação, TCC pare entregar... mas enfim... me add aí no face https://www.facebook.com/anadani.repo

    ResponderExcluir
  3. Dani, você não está sozinha...tem muitos fãs do Cinderella espalhados pelo Brasil. Temos que nos encontrar, nos unir, fazer campanha pra trazer o Tom pra cá...rsrs...vai que rola, né.

    Beijos!

    ps: Te adicionei no FB

    ResponderExcluir
  4. Love your page on Tom Keifer/Cinderella... No you are not alone

    Wendy

    ResponderExcluir
  5. Love your page on Tom Keifer/Cinderella... No you are not alone

    Wendy

    ResponderExcluir