quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Once upon a time...


... em 1983, o multi-instrumentista Tom Keifer e o baixista Eric Brittingham, ambos da Pensilvania, tiveram a brilhante ideia de sair da banda na qual tocavam, a pouco conhecida Deep Freeze, e iniciar um projeto... que se tornou uma das maiores bandas do cenário hard rock dos Estados Unidos.
O nome? Escolhido pela falta de identidade com o rock pesado... "Cinderella", era de torcer o nariz. Na busca por membros, a história do Cinderella topa com nomes como Michael Kelly Smith e Tony Destra (que depois de dois anos abandonaram a banda e formaram o Britny Fox), e com o carismático Jeff LaBar. O mais curioso da história do Cinderella foi a escolha do vocalista. Simplesmente ninguém se encaixava... portanto, o próprio Tom Keifer assumiu os vocais, caracterizando a banda por seu drive rasgado, e se tornando sua principal identidade. Além dos vocais, Keifer sempre foi o maior destaque da banda por tocar solos de guitarra, piano e saxofone, e principalmente ser o compositor de todas as músicas de autoria da banda.
Até então, o baterista, logo após a saída de Destra, era Jim Drnec, que, mais adiante, foi substituído por Jody Cortez. No mesmo ano de 1985, em um club em Nova Jersey, Jon Bon Jovi assistiu a uma apresentação da banda, e ficou impressionado, não só com a banda em si, mas também com a presença de palco de Keifer. Bon Jovi apresentou uma fita demo do Cinderella à Mercury Records, que não deu muita atenção. Bon Jovi insistiu para que prestassem atenção e, após assistir a uma apresentação da banda, os executivos da Mercury deram o braço a torcer. Nesse meio tempo, entra na banda o incrível Jeff LaBar. E, finalmente, é gravado o primeiro album da banda: "Night Songs", lançado em Junho de 1986. Cortez deixou a banda, sendo substituído por pelo talentoso Fred Coury.
Inicialmente, "Night Songs" não foi tão reconhecido e, após uma razoável batalha, conseguiram obter cada vez mais o merecido sucesso. O primeiro single, "Shake Me", não vendeu tanto. Porém, algo inusitado ocorreu: o segundo single, "Nobody's Fool" - uma balada, sim UMA BALADA! - foi o que tornou o Cinderella mais conhecido, atingindo o 13o. lugar das vendas em fevereiro de 1987. Isso, aliado à divulgação do vídeo-clip de mesmo nome na MTV, impulsionou as vendas do "Night Songs". Além de tudo, após uma turnê abrindo com o Poison para o Loudness um ano antes, o Cinderella merecia mais! E teve seu reconhecimento, abrindo para David Lee Roth e seus padrinhos, o Bon Jovi, o que abriu as portas do cenário internacional para a banda, que excursionou pelo Japão e Europa. Outras faixas de destaque deste álbum foram "Somebody Save Me", "Push Push" e "Back Home Again".
Em julho de 1988, o Cinderella lança seu segundo álbum, entitulado "Long Cold Winter" (na minha sincera opinião, o melhor!). A primeira música de trabalho deste álbum, "Gypsy Road", recebeu inicialmente maior destaque pelas rádios, mas a gravadora deu um golpe de mestre, investindo na balada - sim, mais uma vez uma BALADA! - "Don't Know What You Got ('Till It's Gone)", que foi a responsável por impulsionar as vendas e dar à banda duplo álbum de platina. Mas o destaque deste álbum foi, na realidade, a influência do blues para Keifer, observado principalmente nas faixas "Bad Seamstress Blues/Fallin' Apart at the Seams" e "Long Cold Winter", que se tornou outro cartão de visitas da banda, além dos drives e do talento do vocalista. Outras faixas de destaque são "The Last Mile", a balada "Coming Home" e "If You Don't Like it". Inicia-se então uma longa turnê, que incluiu o lendário Moscow Music Peace Festival, onde a banda tocou ao lado de Skid Row, Bon Jovi, Ozzy Osbourne, Mötley Crüe e Scorpions.
A banda entra em estúdio novamente, para lançar o seu terceiro álbum, "Heartbreak Station", lançado em novembro de 1990. Abandonam de vez o estilo glam (que já estava mais light durante a turnê do "Long Cold Winter") e assumem uma postura ainda mais influenciada pelo blues. Em janeiro do ano seguinte, recebem o disco de ouro e, em fevereiro platina, pelas vendas do novo álbum. "Shelter Me" e a balada "Heartbreak Station" impulsionaram as vendas deste álbum.
No entanto, problemas internos começaram a ocorrer. Fred Coury deixou a banda e se juntou a Stephen Pearcy, vocalista do Ratt, em um novo projeto, sendo temporariamente substituído Kevin Valentine e depois por Kenny Aronoff. Após o fim da turnê americana, enquanto se preparava para excursionar pelo Japão, em uma manhã qualquer, Keifer acordou e percebeu que simplesmente não podia mais cantar. Havia perdido completamente sua voz. Nenhum médico conseguia explicar o que estava acontecendo, até que um especialista finalmente conseguiu: Tom Keifer foi diagnosticado com cistos e nódulos em suas cordas vocais, além de paresia do lado esquerdo de sua laringe. Para um vocalista que era muito mais que o cérebro da banda, e sim sua marca registrada, praticamente uma sentença de morte. Após algumas cirurgias e um extenso tratamento, Keifer volta a cantar, mas nota-se uma certa dificuldade.
Em 1992, o Cinderella toma novo destaque, incluindo uma música sua, "Hot and Bothered" na trilha sonora da comédia "Wayne's World" (no Brasil: "Quanto mais Idiota Melhor"). Mas a mídia, a esta altura, estava iludida com o movimento grunge de Seattle, e sobretudo a MTV inicia um movimento (disfarçado, é claro) degradando o Glam Rock, o que acabou atrapalhando muito a divulgação de seu novo álbum, "Still Climbing", de 1994. O Cinderella sumiu por uns tempos, depois, visto que o estilo musical não vendia mais (algo revoltante...).
Em 1996, a banda reaparece. A Mercury Records, que dispensou a banda, lança a coletânea "Once upon a..., que contém os maiores sucessos, além de duas faixas inéditas: "War Stories" e "Move Over". Fred Coury se une novamente à banda, para reiniciar uma turnê, que culminou com um fantástico show no Key Club de Hollywood, dando origem a um novo álbum, "Cinderella Live at the Key Club", mas que não foi lançado imediatamente devido a problemas com a gravadora. Este álbum só foi lançado em 1999 pela Cleopatra Records. No mesmo ano, a banda chegou a assinar com a Sony, mas o contrato foi cancelado antes do lançamento de um novo disco. O Cinderella cai na estrada novamente em 2000 e 2002. Em um projeto paralelo, Eric Brittingham inicia seus trabalhos com a banda de sua mulher, Inga, a Naked Beggars. Jeff LaBar parte para um projeto diferente, inicia um programa de rádio pela internet, enquanto Fred Coury monta um estúdio e passa a produzir outras bandas. Tom Keifer inicia o projeto de seu álbum solo (que até hoje não foi lançado), além de compor para outras bandas.
Em 2005, participam de um festival do VH1, juntamente com Quiet Riot, Ratt e Firehouse. Em 2006, iniciam uma turnê com o Poison, para celebrar 20 anos do lançamento dos seus primeiros discos.  Em 2008, prestes a iniciar uma nova turnê com Warrant, Lynch Mob e Lynam, o Cinderella se vê obrigado a cancelar seus compromissos novamente devido a uma hemorragia nas cordas vocais de Keifer.
LaBar inicia um projeto juntamente com Frank Benalli (Quiet Riot), e Eric passa a se dedicar mais ainda ao Naked Beggars, a partir de 2008.
Em 2009, de acordo com o Message Board do site oficial do Cinderella, a voz de Keifer teria voltado ao normal. Embora isso parecesse surreal, devido a tudo o que aconteceu, o Cinderella volta a excursionar no final do mesmo ano, realizando diversos shows. Em julho de 2010, Cinderella abriu shows para Bret Michaels. Em Setembro, abriu para o Scorpions em Bogotá, Colômbia. E, no último dia 11 de novembro, tocou em um cruzeiro que partiu de Fort Lauderdale, Florida, o "ShipRocked", juntamente com Tesla, Vince Neil e outras bandas.

Cinderella Official Web Site

Nenhum comentário:

Postar um comentário